Olá pessoal, tudo bem com vocês?? Hoje eu trouxe um post um pouquinho diferente, com uma resenha fora do modelo que eu sempre sigo, porém eu espero que agrade a todos vocês. Logo no começo desse ano, eu peguei essa trilogia da Colleen Hoover pra ler e não consegui me desgrudar enquanto não vi o final do terceiro. A história e o desenvolvimento de toda a trama é instigante e eu me peguei várias vezes dizendo “só mais um capítulo” totalmente em vão, porque eu não larguei nem por um segundo. Ou seja, não fui capaz de me dedicar na construção individual de resenhas pra vocês. Por isso, hoje eu trouxe uma resenha tripla!!

     Para que não fique tudo embolado, e sim bem organizado a fim de evitar spoilers, eu vou subdividir cada resenha, em livro 1, 2 e 3, porém todas em um único post, okay?? Estão vamos lá...



Métrica (Slammed 1)


     Talvez o Texas tenha ficado pequeno demais para tanto sofrimento, ou é apenas a chance de viver uma nova vida, dar conta dos problemas financeiros e quem sabe até um novo destino... Layken não sabe ao certo. Ela só sabe que está dirigindo um caminhão de mudanças há mais de dois dias, até chegar à cidade de Ypsilanti, próxima a Detroit, no Michigan. Há 6 meses que ela vive apenas com Julia, sua mãe e seu irmão Kel, pois seu pai faleceu de modo inesperado deixando apenas o vazio em suas vidas. Cansada, e nada empolgada com a mudança, Lake (era assim que seus pais a chamavam) estaciona em frente a sua nova casa e pouco tempo depois recebe as boas vindas de uma dupla de desconhecidos que logo se apresentam como Caulder e Will, seus novos vizinhos. Caulder e Kel tem aproximadamente a mesma idade e em uma fração de segundos já se tornam os melhores amigos. Will é um pouco mais velho que Lake, mas independente disso acaba sendo muito prestativo em ajudar com a mudança, de casa e também do humor de Lake, que passa de uma tristeza profunda e irremediável para um lampejo de esperança que ela mesma desconhecia.


"Compreender uma situação nem sempre facilita as coisas"

     Aos poucos as coisas vão se ajeitando nessa nova vida e a proximidade entre Lake e Will aumenta de maneira totalmente irresistível, até que surge a oportunidade de um encontro. Eles combinam de sair logo no início da noite e Will faz todo um suspense quanto ao destino escolhido. Lake não sabe muito bem como reagir ao se encontrar na porta de uma boate, e ao ver o desespero da garota, Will começa a explicar as “regras” do jogo que ela está prestes a conhecer. Esse é o Slam. Uma batalha de poesias, que vem da alma, que emudece os preconceitos e aquece o coração. Ali naquele palco, Will mostra para Lake sua paixão pela poesia e pela arte de interpretá-la de forma que pudesse desabafar seus sentimentos. E ali mesmo, ele abre seu coração e mostra quem ele é, verdadeiramente. 


"Arrependimento é contraproducente. É ficar se lembrando de um passado que não pode mudar. Duvidar das coisas à medida que elas ocorrem pode evitar que o arrependimento surja no futuro"

     Há dois anos, Will passou por um momento que mudou para sempre sua vida e o moldou para ser o homem que ele é hoje. É por esse e por outros motivos que Lake começa a se apaixonar e questionar suas próprias atitudes de menina romântica. Eles são perfeitos um para o outro, exceto por um detalhe que foi irrelevante no encontro dos dois. Um único detalhe que colocaria em risco um sentimento mútuo que estava crescendo... detalhe esse que vai se tornar apenas uma das grandes pedras no caminho e impedir que fiquem juntos.

     Bom, eu sei que algumas pessoas que leem esse livro e fazem a resenha acabam contando pelo menos alguns dos pequenos suspenses que Colleen faz durante a leitura. Eu me recuso a contar, pelo menos nesse momento, já que achei que o livro segue em cima desse problema de Will e Lake de forma maçante (mas não de um jeito ruim) e muito triste. Sim, eu achei uma história triste de forma construtiva, afinal ambos os personagens tiveram muito que aprender e amadurecer com os problemas e também com a falta de uma resolução imediata. O tempo foi o grande vilão dos dois e os problemas aumentaram ainda mais o carinho e a sensibilidade da história como um todo.
  

"Esta vendo só? As pessoas não são capazes de chorar para sempre. No fim das contas todo mundo pega no sono"

     Inicialmente eu tive a plena certeza que leria uma história muito clichê, mas Colleen sempre me surpreende, obviamente. Eu amei a construção dos personagens... Lake é muito sensível, mas também é uma menina/mulher forte, determinada e que tem argumentos sensacionais que cabem em qualquer discussão (eu queria conseguir ter respostas tão confiantes e rápidas, na ponta da língua, assim como ela), o que a difere das menininhas bobas que existem por ai nos livros. Júlia, também é sensacional, mas vou deixar pra falar dela no próximo livro. Will tem um coração enorme, sincero e muito maduro pra sua idade, já que a vida exigiu que ele abdicasse de muita coisa para se tornar quem ele era, sem perder a essência de menino. Os meninos, Caulder e Kel são crianças ótimas, compreensivas e que acabaram ensinando muito mais os adultos do que o contrário.

     Concluindo essa primeira parte, que já ficou imensa (as outras eu prometo ser mais breve), amei o livro... li em praticamente um dia e já estou com medo de esquecer os detalhes. A história teve uma conclusão fechada, ou seja, não exige imediatamente uma continuação, mas eu não estava pronta pra deixar Will e Lake.. então parti logo para o segundo livro...

Pausa (Slammed 2)


    Depois de conhecer o mundo e as decepções aos olhos de Lake, que agora vive somente com seu irmão Kel, após a morte de sua mãe, é a vez de Will narrar a continuação do romance que os envolvia. Aquelas pedras no meio do caminho dos dois, representando todos os problemas e negações, agora estão empilhadas e prontas para que juntos possam construir um lindo castelo e viverem felizes para sempre. Mas é claro que nada disso acontece, afinal estamos falando de Colleen Hoover. Quando Will e Lake se assumem e passam a viver um romance quase compatível com a normalidade, o passado vem à tona pra fazê-los questionar sobre os verdadeiros motivos para estarem juntos. Esse passado tem nome e cabelos loiros, e se chama Vaughn, a ex-namorada de Will.


"Se eu fosse um carpinteiro, eu construiria para você uma janela para minha alma"

     Assim que os pais de Will morrem, ele tem a infelicidade de também ser deixado pela namorada. Hoje, quase três anos depois de tê-lo abandonado sem olhar pra trás, Vaughn volta para se desculpar e tentar uma reaproximação, alegando que ele só está namorando Lake devido à similaridade dos problemas que ambos enfrentaram juntos. Assustada com todo o choque da volta do passado de Will, Lake se afasta e pede um tempo para assimilar tudo que está acontecendo na vida dos dois. É nesse momento que entre eles existe uma pausa e um pote de vidro cheio de estrelas de papel que traziam conselhos de uma mãe que nunca quis deixá-los. Julia é agora o anjo da guarda dos dois, e suas palavras vão ajudá-los a enfrentar os problemas e os medos que os assombram.


"Adoraria saber onde fica o limite entre o desespero e o sufocamento"

     Pensem em um livro sensacional. É esse! Eu amei cada vírgula dessa história, cada acontecimento e suas justificativas. Foi intenso e BEM melhor que o primeiro. Foi mais triste também, isso eu não posso negar, mas foi mais original do que Métrica. A mãe de Lake, como eu havia prometido falar dela agora, acabou se tornando uma mãe para Will também, mas infelizmente sua saúde não colaborou para sua permanência na vida deles. Júlia foi uma mãe incrível, protetora e amiga, com um coração enorme e pronto para fazer com que Lake enxergasse o melhor lado de toda e qualquer situação. Foi pensando em oferecer um ombro amigo e um conselho para os momentos difíceis que, durante o seu ultimo ano de vida, escreveu algumas frases em pequenos pedaços de papel, e os dobrou em forma de estrela, para que quando seus filhos precisassem de um colo de mãe, ela estivesse simbolicamente presente. Só isso já valeu o livro todo pra mim. Foi lindo, sensível e cheio de amor.


"Às vezes acontecem algumas coisas na vida que não foram planejadas. Tudo que você pode fazer agora é aceitar a situação e começar a elaborar um novo plano"

     Algumas pessoas comentaram comigo que o final do livro foi meio que “uma pegadinha” com o leitor, já que todos nós imaginávamos que tudo tinha se resolvido e de repente... BOOM!... o mundo de Will e Lake vira de ponta cabeças. Eu confesso que fiquei assustada, mas foi uma passagem fundamental na leitura, que mexeu com a estrutura dos personagens e fez com que os eixos fossem acertados. Foi triste. Foi chocante. Mas é Colleen! Não poderia ser menos do que isso! A M E I.

Essa Garota (Slammed 3)


     Neste terceiro livro a autora expõe uma situação diferente. É um livro elaborado para contar a versão de Will em Métrica, mas com uma pitada a mais de emoção.


"Ontem à noite eu sonhei com essa garota
caramba
essa garota"

     Will e Lake agora são o Senhor e a Senhora Cooper. Sim, eles estão casados e em lua de mel... muito fofos e românticos. Mas Lake quer saber de tudo que se passou na cabeça de Will quando eles se conheceram. Assim, os capítulos são alternados entre o momento atual, onde o casal está junto em um hotel, e a história de como eles se conheceram e todos os problemas que sofreram juntos, aos olhos de Will.

     Sinto que foi um livro que seria legal dar um tempo... e ler só quando eu tivesse com saudade da história, pois assim eu iria relembrar tudo sem ter que reler todos os livros desde o início (igual eu estou fazendo com Um Caso Perdido, já que eu estou enrolando o máximo que eu posso para ler Sem Esperança). Mas eu não consegui esperar e acho que não me arrependi, pois os últimos capítulos foram inéditos e muito fofos!!  


"A única coisa capaz de abalar alguém inabalável é algo impensável"

Comentários gerais

     Colleen vem me conquistando cada dia mais, e esse livro não foi diferente. Eu amei a história, amei conhecer mais sobre o ‘SLAM POETRY’, presente em todos os livros e que até então eu desconhecia. Desconhecia o poder da própria poesia, vendo por esse lado. Cheguei a procurar alguns vídeos no Youtube e a energia nas apresentações é contagiante. Impossível não se emocionar. No final de tudo aqui eu deixo um vídeo como exemplo pra vocês.

     Will com certeza mais do que absoluta entrou para o meu TOP Amores Literários (que qualquer dia eu faço uma seleção de todos eles em um post exclusivo aqui no blog)... e eu confesso que não consigo achar uma característica mais marcante nele que fez eu me apaixonar. Tudo leva a crer que ele é perfeito, até os seus defeitos!

     A ordem de preferência dos livros, na minha opinião foi em primeiro lugar ‘Pausa’, seguido de ‘Métrica’ e ‘Essa Garota’... e confesso que ficaria um tanto quanto animada com a possibilidade de uma adaptação cinematográfica!



     Bom pessoal, acho que é isso.. foi uma leitura muito intensa, que vale a pena realmente... espero que vocês tenham gostado, sei que ficou extenso mas a intenção foi mesclar um pouco dos três livros. Deixem nos comentários o que vocês acharam da série e também da resenha!! Agora fiquem com dois vídeos... o primeiro é de uma amostra do que é SLAM POETRY, e o segundo é de uma música dos Avett Brothers, afinal todo livro da Colleen tem uma trilha sonora própria.. esse não poderia ser diferente!



(Sei que é em inglês, mas infelizmente não achei nada em português... quem souber de algum me avise que eu substituo. Lembrem-se que é um modo de expressão, de desabafar e mostrar o que realmente estão sentindo. Sem preconceito. Com amor)

(The Avett Brothers - I and Love and You) 


E... The End!! Até a próxima, pessoal!!





Um Comentário