Olá pessoal!! Resolvi passar aqui no finalzinho do dia pra conversar com vocês um pouco sobre os livros da autora Juliana Parrini que eu li no mês de junho. Sei que estou devendo um Book Haul também, e não esqueci. Aos poucos vou apresentar pra vocês todo o conteúdo programado. Por ora, fiquem com uma resenha dupla super especial dos livros "Depois do que Aconteceu" e "Antes que Aconteça"...


"Dizem que quado a saudade não vai embora é porque resolveu ficar, e não adianta, em hipótese alguma, dizer ao coração o que ele deve fazer. Às vezes é cruel e nos leva para um mundo totalmente desolador"

Depois do que Aconteceu

     No primeiro livro vamos conhecer a vida de Isabel Maia, uma típica garota carioca que deveria estar vivendo a vida a todo vapor, aproveitando tudo que o Rio de Janeiro poderia oferecer... mas as coisas não são bem assim para ela. Há um ano sua vida se baseia em uma rotina única de ir trabalhar e voltar para casa. Não tem vontade de sair, nem mesmo com suas melhores amigas Luci e Luana... e toda esta vivência depressiva é resultado de não apenas uma desilusão amorosa, mas sim um golpe do destino que fez com que seu noivo, Alex, fosse arrancado de sua vida...

     Depois de muitas tentativas de se reerguer, e também de já ter desistido de si mesma várias vezes, Isabel decide acompanhar seu pai em uma viagem de negócios até São Paulo. Durante a viagem seu pai diz que não suporta mais sofrer pelo reflexo de sua tristeza e que seu sonho era que sua filha voltasse a sorrir. Diante do desejo de seu pai, Isabel decide se esforçar além dos seus limites para mudar. Queria que seu pai deixasse de sofrer e se orgulhasse da filha que tem... e ela iria conseguir, "sem passos de caranguejo"...


"Já cheguei à conclusão de que o erro está em tentar tirar da cabeça algo que está no coração. É simplesmente impossível Preciso de mais. Preciso de mais tempo para superar tudo, e é nisso que me apoio dia após dia."
     
     Ao chegar em São Paulo, Isabel decide que a primeira mudança seria no visual. Depois de se aventurar no salão de beleza, ressaltando sua beleza nata, Isabel decide fazer aquilo que melhor faz: fotografar. Prédios, pessoas, a vida em movimento estava sendo registrada em sua câmera até que um homem apressado e totalmente desastrado a empurra... sua câmera vai ao chão, assim como sua vida se encontrava há poucos dias atrás. Preocupada com o quanto Isabel poderia ter se machucado, o homem lhe ajuda a se levantar e oferece para lhe acompanhar até o Starbucks para que ela lavasse seus ferimentos. Um contraste de susto, gentileza e olhos tão azuis que chegavam a ser transparentes levaram todo o ar de Isabel embora. Aquele homem era maravilhoso e ela nunca imaginou que o destino trombaria nela desse jeito...

     Este é Daniel, um homem que vivia dia após dia com o corpo e a mente enfurnados no trabalho, e que agora só tem olhos para Isabel. Após o acidente, Daniel promete comprar uma câmera nova para Isabel e a convida para jantar... e ela aceita. 

     Uau! As coisas estão andando rápido heim, Isabel?? Sim!! Não ha tempo a perder... Isabel precisa viver. Precisa se dar uma chance... e ai está sua chance de ser feliz. Mesmo sendo um homem que contrasta intensidade dos seus sentimentos com a obscuridade de seus segredos, Daniel se encanta por Isabel como nunca esteve por nenhuma outra mulher e declara que vai lutar para ficar ao seu lado. Enquanto isso, Isabel retorna ao Rio de Janeiro e cria uma nova rotina que vai além do "trabalho-casa": seus amigos, o barzinho sagrado das sextas-feiras, uma visita ao shopping para renovar o guarda-roupa são inclusos no seu dia a dia... assim como Daniel e toda a sua bagagem. Decidida a viver ao seu lado, Isabel cede à muitos princípios em nome do que sente por Daniel. Ela nunca imaginou que fosse se apaixonar outra vez, e muito menos que toda essa novidade seria tão difícil de encarar...

*(Obs.: A resenha de "Antes que Aconteça" pode conter pequenos 'Spoilers' quanto a alguns acontecimentos do livro anterior. Porém, nada que revelaria o desfecho total dos livros)



"Seria tão fácil se algo que desejássemos acontecesse e, como num passe de mágica, tudo fosse diferente, mas infelizmente não existem contos de fadas e, muito menos, mágica. Estou sozinho lutando contra uma realidade que só existe no meu mundo."


Antes que Aconteça

     Depois de sofrer meses seguidos para firmar seu relacionamento com Daniel, indo contra tudo e todos, e dando uma segunda chance para o amor, o destino resolve surpreender Isabel novamente com uma notícia que poderá embaralhar o caminho trilhado pelos dois. É neste momento que Isabel terá a chance de entender inúmeras coisas que aconteceram em sua vida no passado e decidir como será seu futuro. Como sempre, seu pai, Luci e Luana estão ao seu lado, apoiando todas as suas decisões e dividindo seus sofrimentos... mas as decisões finais não são fáceis.

     Desde o início desta aventura o leitor já pôde conhecer por inteiro o coração e a mente de Isabel. Seus medos, suas tristezas, seus sonhos, desejos, seus pontos fracos.. mas neste livro conhecemos mais profundamente a personalidade de Daniel. Ele se mostra mais intenso em todos os sentidos: está cada vez mais apaixonado e impulsivo. A cada discussão, Daniel se torna cada vez mais irredutível e teimoso... mesmo amando Isabel com todas as suas forças, ele vê suas próprias fraquezas e medos postos à prova, e assim fica cada vez mais difícil se conter, afinal, tudo que Isabel vem passando reflete no futuro dele também. E é ai que o medo mora e dá vida à sua impulsividade.


"Há momentos em que o mundo parece parar. Tudo começa a ficar distante, ou talvez sejamos nós que ficamos distantes de tudo. Momentos em que nos sentimos sozinhos, mesmo com tanta gente ao redor. Momentos onde nada parece fazer sentido, tudo parece estar perdido. Meu mundo estava inteiramente imóvel."

     Montanha russa de sentimentos, de acontecimentos... este livro é totalmente envolvente e muito pouco previsível. Eu adorei a leitura, me surpreendi muito. Já disse aqui algumas vezes que sou medrosa quanto a algumas leituras nacionais, mas definitivamente a Juliana Parrini entrou para o grupo daquelas que ganharam meu coração. Adorei a trama e os desfechos me fizerem arrepiar dos pés a cabeça. Os fatos foram muito organizados e todas as pontinhas amarradas... 

     Eu gostei muito do crescimento da Isabel, principalmente por ter tido seu "start" em uma conversa com seu pai. Sou muito apegada aos meus pais, morro e vivo por eles e quando leio uma história que mostra um pouco desta conexão com os familiares eu sempre me emociono. Quanto às meninas... Luci e Luana, as gêmeas irmãs de coração de Isabel, eu me peguei várias vezes imaginando-as como os dois lados de Isabel. Se partíssemos a protagonista em duas metades, o resultado seria uma metade chamada "Luana", com seu jeito espontâneo e agitado de ser, sem pensar muito nas consequências, e o outro lado seria "Lucia", sensata, responsável e organizada... Eu amei a relação das três..

     Não gosto de fazer muitas críticas, e muitas vezes eu me deixo levar pela emoção do livro e acabo abstraindo aquilo que me incomoda. Desta vez não foi muito diferente. Por isso tenho apenas dois comentário a fazer no quesito "crítica ao livro". Primeiramente fiquei um pouco incomodada com a linguagem mais coloquial, já que sou uma amante incorrigível dos clássicos, mas depois me acostumei e enxerguei como um método de leitura mais fácil, tranquilo e divertido ao leitor: ponto para Juliana!!! Por outro lado, eu sou relativamente contida quanto aos meus sentimentos. Não sei e nem consigo ficar demonstrando o que sinto pelas pessoas... Ah Izabela, por que você está falando isso?? Quem lê essa história não consegue deixar passar o quanto os personagens se declaram. Um amor intenso como os que Isabel viveu não é pra qualquer um... mas achei um ponto negativo e exagerado a demonstração recorrente do amor... por outro lado enxerguei esta proposta como uma necessidade que os personagens tinham de demonstrar uns para os outros o amor, como se a confiança fosse construída com base em cada "eu te amo" dito, já que eles eram claramente inseguros no relacionamento... Ou seja, fiquei um pouco incomodada, mas sei que muitos suspiraram a cada "eu te amo"...


"Todo recomeço é assustador. Afinal, ninguém muda quando está feliz. Você sempre começa sem rumo, sem saber ao certo que caminho seguir e cheia de dúvidas. Certo ou errado? Continuar ou parar? Tudo com um único objetivo: a eterna busca pela felicidade."


     E para finalizar, gostaria de aplaudir de pé a "trilha sonora" do livro. Eu amo livros com trilha sonora, principalmente os da Colleen Hoover, mas a desses dois livros foi muito diversificada e cheia de significado. Colbie Caillat, Janis Joplin, Lorde e principalmente Dave Matthews Band... foi contagiante e impossível não criar uma playlist nova pra ouvir no carro... amei!!! 

     Bom, espero que tenham gostado da resenha... e espero também que vocês leiam estes livros. São sensacionais e eu confesso que até agora eu não superei os últimos acontecimentos do segundo livro. Ju, você dilacerou meu coração... ainda não me conformo com o rumo das coisas... foi surpreendente!!! Já quero mais livros seus, viu??? 

     Não esqueçam de deixar a opinião de vocês nos comentários e também de seguir o blog pra ficar por dentro das novidades... beijo beijo e até a próxima!!


Depois do que Aconteceu
(Juliana Parrini)
Editora Suma de Letras
344 páginas

Antes que Aconteça
(Juliana Parrini)
Editora Suma de Letras
240 páginas

Resenha dupla por: Izabela Elias


2 Comentários

  1. Que resenha linda! Fico feliz em saber que DDQA e AQA tocou em seu coração! <3 Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ju!!! Eu adorei a história.. Ainda não superei os acontecimentos finais hahaha confesso que vc me surpreendeu muito.. Nossa não tenho nem palavras... Quero mais livrooos!!! Principalmente um spinoff com a história da Luana com o gatinho francês 😍😍😍

      Excluir