Olá pessoal, boa noite!!! Minhas férias acabaram e eu já retornei a minha rotina da forma mais intensa possível!! Mas hoje finalmente eu consegui tirar uns minutinhos pra vim trazer alguns comentários sobre um dos filmes mais aguardados para esses meses de janeiro e fevereiro e indicado ao Oscar 2016... A Garota Dinamarquesa.


     A Garota Dinamarquesa, ou The Danish Girl é um drama muito intenso, inspirado na vida de duas damas que viviam da arte, principalmente da pintura em tela, no início do século XX na Dinamarca. Lili Elbe, a principal inspiração para o filme, nasceu em 1882 como Einar Mogens Wegener e foi, além de uma artista de grande sucesso naquela época, a primeira mulher transexual a realizar a cirurgia de mudança de gênero. Logo após a realização do procedimento, ela substituiu seu nome masculino de batismo e passou a se chamar Lili Ilse Elvenes e, mesmo com tanto talento e paixão pela arte correndo em suas veias, decidiu abandonar a pintura.




     O filme começa com Einar vivendo dia após dia seu casamento com Gerda Wegener, que também era uma pintora com talento retratista no auge do desespero de vender e mostrar sua arte ao mundo. Certo dia, uma das modelos de Gerda faltou ao encontro para que ela pudesse retratá-la e, como faltavam apenas seus pés para finalizar a pintura, ela gentilmente pediu para que Einar vestisse suas meias, sapatos e sobrepusesse o vestido para que ela continuasse o trabalho. Porém o toque do vestido e a ideia de estar dentro dele despertou um lado que até então estava adormecido na alma de Einar. 

     Sentindo-se estimulada pela diversão do momento, Gerda propõe para seu marido que eles criassem uma personagem. Maquiagem, perucas, saltos e meias podem ter sido mais do que suficiente para que Einar encontrasse dentro de si uma mulher cheia de vida, sonhos e desejos... e para viver em sua pele, teria que abrir mão do Einar que existia em sua alma. 



Comentários

     Como disse logo no início, achei que o filme foi muito intenso e conseguiu explorar com maestria a dificuldade que Einar teve em assumir Lili, para si e para o mundo. Eddie Redmayne mergulhou fundo na interpretação e na minha opinião seria bem difícil selecionar outro ator para atuar em seu lugar, mesmo com as criticas destacado que não foi uma boa ideia ter colocado um homem cisgénero (termo designado ao indivíduo que vive em concordância entre a identidade de gênero e o sexo biológico) para interpretar um papel de um personagem transgênero. Ele foi perfeito. As expressões, a timidez em seu sorriso, a intensidade de seus sentimentos e o desejo de ser mulher com direito a toda a feminilidade que lhe cabia... e os gestos. Amei tudo!

     Alicia Vikander também não deixou nada a desejar na interpretação de Gerda. Eu já havia elogiado sua atuação em Os Agentes da UNCLE, mas neste filme ela ultrapassou minhas expectativas, principalmente pelo altruísmo da personagem em meio a tanto sofrimento. 


     O filme não foi baseado na história original de Lili Elbe, e sim inspirado em seus passos e suas decisões, tal qual o livro, que é uma adaptação fictícia da história real. Não necessariamente existiu o casamento de Einar e Gerda... mas eu gostei do jeito que foi criado esse mundo para eles. Fez tudo ficar mais dramático e intenso. Nada como um romance conturbado né?
     
     Agora minha confissão da vez: eu estou completamente apaixonada pelo cachorrinho do filme. Gente que coisa mais fofa!! Ele roubou minha atenção em todas as cenas e eu não tenho nem vergonha de admitir! Contagiante hahaha...



     Estes foram alguns comentários, e a pergunta que não quer calar: Eddie tem chances de (na minha humilde opinião) ganhar o prêmio de melhor ator?? 

     Não sei se estou apta a responder a pergunta de forma muito sincera, por que eu não tive nenhum comparativo! Não assisti outro filme que o ator tenha sido indicado na mesma categoria, mas a não posso deixar de ressaltar que ele merece sim. Penso que não foi fácil fazer todas aquelas cenas... precisa ser muito capaz, além de realmente amar ser ator e mergulhar em uma nova vida... e isso da pra ver de longe que ele tem. Então, se ele ganhar... vou aplaudir de pé!

    Espero que gostem dos comentários... deixem os de vocês aqui em baixo... e até a próxima!!


2 Comentários

  1. Olá!
    Vi o trailer desse filme quando fui assistir As Sufragistas e fiquei bem curiosa para assisti-lo, já em pouco minutos pude perceber que esse ator, como você disse, fez o justiça ao papel, espero conseguir vê-lo em breve.

    http://whoisllara.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lara!!!
      Realmente vale a pena... é um filme diferente do que estamos acostumados. O roteiro é bem intenso e as cenas são muito bem executadas pelo Eddie e também pela Alicia... assista!!
      Ahh eu ouvi falar desse filme, As Sufragistas... foi bom?? eu quero muito assistir!

      beijos!!

      Excluir