Olá pessoal!! Hoje eu vim falar um pouquinho sobre o livro "Atrás do Espelho" da escritora A. G. Howard, aproveitando o clima de Alice Por Trás do Espelho que ainda paira por aqui. Este é o segundo livro da série Splintered, ou O Lado Mais Sombrio e que, assim como o primeiro livro trás traços intensos da leitura clássica de Lewis Carroll e o mundo intraterreno...


"Houve um tempo em que eu odiava tanto escutar essas saudações confusas e ruidosas que eu as apanhava e sufocava. Agora, esse ruído é confortador."

Sinopse

     Em O Lado Mais Sombrio , a releitura dark de Alice no País das Maravilhas , Alyssa Gardner foi coroada Rainha, mas acabou preferindo deixar seus afazeres reais para trás e viver no mundo dos humanos. Durante um ano ela tentou voltar a ser a Alyssa de antes, com seu namorado, Jeb, sua mãe, que voltou para casa, seus amigos, o baile de formatura e a promessa de ter um futuro em Londres.
     No entanto, Morfeu, o intraterreno sedutor e manipulador que povoa os sonhos de Alyssa, não permitirá que ela despreze o seu legado. O mesmo vale para o País das Maravilhas, que parece não ter superado o abandono.
     Alyssa se vê dividida entre dois mundos: Jeb e sua vida como humana... e a loucura inebriante do mundo de Morfeu. Quando o reino delirante começa a invadir sua vida real , Alyssa precisa encontrar uma forma de manter o equilíbrio entre as duas dimensões ou perder tudo aquilo que mais ama.


"- Solte as amarras que colocou em si mesma. Reivindique sua coroa e liberte a loucura intraterrena que existe dentro de você."

Comentários

     Mais uma vez a autora conseguiu transformar um mundo já criado previamente em uma história intrigante com um final mais do que angustiante. 

     A Alyssa de "Atrás do Espelho" está muito diferente da menina determinada e corajosa que eu conheci em "O Lado Mais Sombrio". Todas as suas boas qualidades foram moldadas e transformadas em orgulho e chatice... parece que o tempo todo ela estava determinada a não dar ouvidos aos que mais precisavam dela, que agora era A Rainha do País das Maravilhas e teimava em voltar seus olhos somente para Jeb. O amor que foi construído entre eles é intenso e isso a autora representou muito bem, mas quando começam a surgir as "intrigas amorosas", Alyssa parece se fechar para o mundo e viver cega de amor e obsessão. Tudo a deixa desconfiada e totalmente chata!! Além disso, a personagem parece viver um conflito interno com seus próprios sentimentos: os momentos de confiança e desconfiança, verdades e mentiras mostrados no primeiro livro, ganham mais destaque, porém de uma forma negativa, visto que a personagem não consegue tomar suas próprias decisões.

     Uma das coisas que faz Alyssa viver nesse mundo confuso de sua mente é o fato de começar a descobrir o quanto sua mãe, Alisson, influenciou a vida no País das Maravilhas quando tinha a sua idade. As atitudes que Alisson tomou no mundo intraterreno ao lado de Morfeu estão influenciando cada vez mais na realidade de Alyssa, o que a deixa sem saber em quem acreditar. 

     Este início da leitura foi bem lento devido ao modo como Alyssa leva as coisas. Eu fiquei irritada!! Mas logo que a personagem sintoniza sua mente com o que está realmente acontecendo, ela passa a ficar mais tolerável, porém parece ser tarde demais. O tempo perdido dá oportunidade para que as mazelas do mundo intraterreno comandadas pela Rainha Vermelha e também pela Irmã Dois invadam a superfície da terra e colocam em risco a vida de todos que Alyssa ama. 


"Os sonhos infantis são a infraestrutura do País das Maravilhas."

     Os temas abordados nesta leitura foram muito bons e muito bem construídos. A autora deixou claro que os sonhos das crianças é a base de tudo que ocorre no País das Maravilhas, e que sem elas não existe nexo nos acontecimentos de lá. O que explica também o fato dos seres intraterrenos não serem criativos, pois são fruto da criatividade dos humanos, o que foi muito interessante de ler. Perceber que os seres do País das Maravilhas são mágicos, poderosos e extremamente audaciosos mas sem um pingo de criatividade, parece mentira! Mas é a mais pura realidade... 

     Um personagem que recebeu um destaque muito fofo foi Chessie!! O gato do sorriso mais contagiantemente louco do mundo de Lewis Carroll ganhou vida nas páginas de "Atrás do Espelho". Chessie aparece como um pequeno anjinho da guarda sempre pronto para ser útil ao lado de Morfeu e de Alyssa. A autora o descreve como uma bolinha peluda de listras acinzentadas e laranjas, com um parzinho de asas e sorriso enorme, e extremamente carinhoso... impossível não amar!!

     Como não podia deixar de falar, mais uma vez minha mente ficou levemente cansada com a escrita da autora. As páginas lindas com diagramação única trouxeram novamente uma história que vai um tanto quanto além do alcance da minha imaginação. E a tentativa de entender tudo que estava ocorrendo ali deixou a leitura um pouco mais lenta e difícil. Mas... com um desfecho desses, este livro merece muitas estrelas!! A autora criou uma personagem um tanto quanto volátil e imprevisível. Ao final, Alyssa entende os motivos de sua mãe ter passado tantos anos em um sanatório e a maneira como ela aguentou tudo aquilo. Afinal, uma vez que você passa a fazer parte do mundo intraterreno, você pode até tentar sair dele, mas ele nunca sai de você. 

     Assim, pela força da magia que habita o sangue da Rainha Alyssa, ela está pronta para enfrentar tudo e todos para salvar aqueles que ama... e com uma grande reticência, a autora deixa não apenas um gostinho de quero mais, mas uma sensação de urgência incontrolável de mergulhar fundo no próximo livro... 
     Espero que tenham gostado da resenha, e que deixem nos comentários a opinião de vocês, que é sempre muito bem vinda!! Beijo beijo, e até o próximo post!




Atrás do Espelho (Unhinged)
A. G. Howard 
Editora Novo Conceito - 2014
ISBN: 978-85-8163-561-3 
400 páginas 
Por Izabela Elias





Deixe um comentário